Ayurveda durante o confinamento

Nos dias que correm, o tema COVID-19 tem estado presente nas nossas vidas de uma forma diária. É verdade que ainda não temos uma cura, mas também é verdade que podemos aproveitar o tempo em que estamos confinados para nos dedicarmos ainda mais a nós e á nossa saúde mental e física.

Como podemos aumentar a nossa imunidade recorrendo ao Ayurveda em casa?

  1. Beba bastante água morna (pode acrescentar gotas de limão). Manter-se bem hidratado ao longo do dia auxiliará a garganta e as mucosas na sua ação como uma barreira para todos os micróbios.
  2. Bochecha com óleo de côco (“Oil Pulling”). Coloca 1 colher de sopa de óleo de côco na boca e bochecha durante cerca de 2 minutos. Depois, deves deitar fora o óleo e lavar a boca com água morna. O “Oil Pulling” é utilizado para remover bactérias e melhorar a saúde bocal.
  3. Exercita-te. Praticar atividade física moderada e constante. Isto, para além de nos ajudar a relaxar e a dormir bem, também nos auxilia a ter uma boa digestão e ao bom funcionamento do intestino.
  4. Medita diariamente. De acordo com o Ayurveda, meditar diariamente poderá ajudar a reduzir o stress físico e mental. Se estás a começar, podes começar por fazer meditação cerca de 10 minutos por dia. Existem várias plataformas/aplicações na internet que te podem ajudar. (exemplo: Headspace)
  5. YOGA. O Ayurveda e o Yoga caminham de mãos dadas. O Yoga tem um papel fundamental no que toca a aliviar o stress físico e a acalmar a mente. “O Yoga não é para pessoas flexíveis, é para todas as pessoas.” Podes encontrar aulas online em várias plataformas.
  6. Toma uma refeição relaxante por dia. Para bem receber os nutrientes daquilo que ingeres é importante mastigar bem. Tenta tomar 1 refeição diariamente num ambiente relaxado e de preferência em silêncio. Evite comer nas 2 horas anteriores a te ires deitar por forma a garantir uma boa digestão e uma boa noite de sono.
  7. Adiciona especiarias às tuas refeições. Adiciona especiarias como canela, açafrão, pimenta preta, gengibre às tuas refeições para reduzires as toxinas no teu organismo.
  8. Aplica óleo de sésamo, óleo de côco ou Ghee em ambas as narinas de manhã e ao final do dia. É importante manter as passagens nasais húmidas e lubrificadas uma vez que quando estão secas estão mais susceptíveis a infecções.
  9. Evita o uso de telemóveis ou ver televisão após o pôr-do-sol. A luz emitida por esses aparelhos reduz a melatonina, o neurotransmissor que regula o sono. Para além disso,a atividade do ecrã atrasa a fase do sono REM e aumenta o estado de alerta durante o sono. Para ter um bom descanso, é fundamental que realizes atividades relaxantes que diminuam a actividade cerebral.
  10. Agradece. Todos os dias, antes de te deitares, agradece aquilo que a vida te dá. Escrever num papel aquilo que te traz um sentimento de gratidão ajuda a que te foques numa vida positiva e feliz. Isto, também te irá ajudar a reduzir o stress e a proporcionar-te uma melhor noite de sono, o que é essencial para aumentar a imunidade.

Continua a cumprir com as regras recomendadas pela DGS, tem um pensamento positivo, e acredita que “vai ficar tudo bem!”.

Micaela Ataíde,
formanda do 1º ano do Curso de Terapeuta de Medicina Ayurveda (2020/23)

Bibliografia: AkiSintaSaúde, Ayush.gov.in, Kripalu.org, Vivaveda.org

Foto: Christo Anestev from Pixabay 

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.