Terapias Panchakarma

“Panchakarma não é um programa detox. Este é apenas um efeito colateral.
É uma transformação da consciência – substituir o stress com silêncio.”

Dr. John Douillard, Médico Ayurvédico

 

A Medicina Ayurveda realça a importância das terapias preventivas e curativas acompanhadas por diferentes métodos de purificação e rejuvenecimento.

 

O conjunto de terapias Panchakarma ajuda a prevenir as doenças através da purificação do corpo – eliminação das toxinas. Inclui um período de preparação e as terapias específicas, assim como uma série de cuidados posteriores.

 

 

PURVAKARMA – Preparação

 

Antes de iniciar a purificação, há uma fase de preparação do corpo para largar as toxinas. Existem dois procedimentos que se aplicam, que podem durar entre três a sete dias, acompanhados de uma dieta específica.

  • Snehana (oleação) – aplicação de óleo no corpo através de massagem, que encaminha as toxinas para o tracto gastrointestinal. O óleo ajuda a amolecer os tecidos profundos e a remover o stress, nutrindo ao mesmo tempo o sistema nervoso.

  • Svedana (sudação) – realiza-se após cada oleação, com decotos de plantas adicionados ao vapor para ajudar no relaxamento e libertação das toxinas. A transpiração e o calor do vapor ajudam a liquefazer as toxinas, o que torna mais fácil o seu movimento para eliminação.

 

PANCHAKARMA – Desintoxificação

Um processo de eliminação de toxina dos tecidos profundos, através de um conjunto de cinco terapias, que devem ser realizadas e acompanhadas por profissionais competentes:

 

Quando os pulmões estão congestionados e causam bronquites, constipações, tosse ou asma frequentemente, o melhor tratamento Ayurvédico é o vómito terapêutico. Através deste método elimina-se o excesso do dosha Kapha, que está a causar o aumento de muco no corpo. Isto também ajuda a eliminar emoções reprimidas, que foram guardadas nas zonas dos pulmões e estômago em conjunto com o dosha acumulado.

Uma vez o muco libertado, o paciente vai sentir um alívio instantâneo, sendo provável que o congestionamento, a falta de ar, as alergias e outros sintomas desapareçam logo.

VamanaO vómito terapêutico é indicado para asma crónico, diabetes, gripe crónica, congestão linfática, indigestão crónica e edema. Ao contrário do que a maioria das pessoas associam, este é um processo suave, sem dor, com o mínimo de desconforto.

Depois de Vamana, é importante: descansar, fazer jejum, inalar fumo de certas plantas que ajudam a secar as vias respiratórias e não reprimir as necessidades naturais do corpo (por ex.  libertação de gases, evacuação, eliminação da urina etc.).

Se o Vamana foi corretamente realizado, a pessoa vai sentir relaxamento dos pulmões, alívio da respiração, leveza no peito, pensamento mais claro, uma voz mais clara, um apetite saudável, e todos os sintomas da congestão vão desaparecer.

Quando o excesso de bílis se acumula na vesícula biliar, no fígado e intestino delgado, tende desencadear inflamação da pele, irritações, acne, febres, vómito, nausea ou icterícia.

Para estes casos de agravamento do dosha Pitta a Virechana, ou purga terapêutica, é a terapia mais indicada na Medicina Ayurveda. O objetivo é recolher as toxinas dos vários locais Pitta do corpo e leva-las para o intestino delgado, de onde serão eliminadas. Este método purifica a função do Pitta (fogo e transformação) no corpo e melhora o metabolismo em geral.Virechana

Indicado para todos os tipos de desordens relacionados com o dosha Pitta como hiper-acidez, colite, doença ácido péptica, enxaquecas, dores de cabeça, má absorção, diabetes, alergias e problemas de pele (acne, dermatite, psoriasis, eczema, leucoderma).

Durante este procedimento, que pode durar alguns dias, o paciente não deve comer comidas que poderão agravar o seu dosha Pitta (sabores picante e ácido, por exemplo) ou causar desequilíbrios nos outros doshas.

Depois do procedimento, o paciente é aconselhado descansar, manter-se quente e calmo, não beber nem comer coisas frias. É sempre aconselhado fazer uma dieta por alguns dias para reacender o fogo digestivo.

Na sequência da Virechana, a pessoa sente-se leve, limpo e forte. A digestão, assimilação e o apetite são normalizados, a mente aclara e o intelecto aguça. Os sintomas iniciais desaparecem.

O dosha Vata é um dos mais implicados em qualquer processo patológico (de doença). A Medicina Ayurveda recomenda o uso do procedimento de Basti interno (enema) – a purificação e rejuvenecimento do cólon, para controlar o Vata do interior. É a terapia mais forte das cinco terapias de Panchakarma.

BastiBasti promove uma limpeza profunda do cólon e do intestino grosso, utilizando líquidos medicados. Estes são um dos principais sítios do Vata e esse dosha é o responsável pela eliminação e retenção das fezes, urina, bílis e outros toxinas ou elementos indesejados do corpo. Como o cólon está ligado com todos os outros órgãos e tecidos, esta terapia influência o corpo inteiro, atingindo todos os doshas e tecidos.

Basti difere completamente dos enemas tradicionais usados para promover a evacuação pontual, limpando apenas os últimos 10-15 cm do cólon. No Panchakarma, o Basti implica procedimentos de limpeza e preparação prévia, como oleação interna e externa e sudação que limpam todo o intestino grosso para além do cólon. Ajuda a purificar todo o corpo, como resultado.

Os procedimentos podem durar 7 dias ou múltiplos de 7 e podem ser de limpeza ou de nutrição. O Basti é o mais indicado para problemas do dosha Vata como obstipação crónica, dores lombares, sciatica, gota, reumatismo, artrite, desordens neuromusculares, Alzheimer, Parkinson, sclerose múltipla, distofia, atrofia dos nervos e músculos, osteoporose. É também benéfica nos casos de epilepsia, disfunção sensorial e retardação mental.

O nariz é a porta para o cérebro e também para a nossa consciência. A administração de pequenas gotas medicadas ou pó de plantas pela via nasal, chama-se Nasya na Medicina Ayurveda e corresponde à uma limpeza terapêutica da região da cabeça, eliminando o excesso de humores corporais acumulados nos sinus, garganta, nariz e cabeça.

A energia da vida, designada como Prana, entra o nosso corpo através do nariz, circula pelo corpo e pela cabeça, mantendo as funções sensoriais e motores e governando a atividade mental, a memória, concentração e atividade intelectual.

Nasya PranaAs disfunções do Prana criam problemas de funcionamento de todas estas funções e produzem dores de cabeça, perdas de memória, diminuindo assim a perceção sensorial. A Nasya é indicada para desordens de Prana, congestão dos sinus, enxaquecas, convulsões e certos problemas de olhos e ouvidos.

Depois da Nasya, o paciente sente a sua cabeça mais leve e menos congestionada, a mente mais clara e os sentidos mais aguçados. Pode ver mais detalhes sobre as indicações e contraindicações da Nasya aqui.

Na Medicina Ayurveda o sangue é aquele que leva o Ayu (vida), por isso a sua condição influencia as quatro partes da vida: alma (atma), mente (manas), sentidos (indriyas) e corpo (sharira). O bom sangue, livre de toxinas e despejos, apoia a vida e ajuda a manter o equilíbrio fisiológico necessário para a saúde.

RaktamokshaRaktamoksha (tirar sangue) trata com sucesso as doenças relacionadas com o sangue: coceira crónica, eczema, urticária, erupções cutâneas, leucoderma, aumento do fígado ou baço, gota e alguns tipos de dor de cabeça e hipertensão. Em certas condições, juntamente com medicação interna, a eliminação das toxinas e purificação do sangue é necessária. Rakta moksha também é indicado para casos de fígado, baço e gota aumentados.

O dosha Pitta é produzido a partir dos glóbulos vermelhos desintegrados no fígado. Um aumento do dosha Pitta pode entrar no sangue causando toxicidade e, portanto, muitos distúrbios gástricos do tipo Pitta. Extrair uma pequena quantidade de sangue de uma veia, alivia a tensão criada pelas toxinas genéticas do sangue. Dar sangue também estimula o baço a produzir substâncias antitóxicas que ajudam a estimular o sistema imunológico. As toxinas são neutralizadas, permitindo curas radicais em muitos distúrbios transmitidos pelo sangue.

Em alternativa, existem práticas de purificação de sangue que envolvem o uso de ervas, cristais e cores. Para qualquer tratamento de rakta moksha ou tratamento alternativo relacionado, é benéfico abster-se de iogurte, sal, açúcar, álcool, alimentos azedos e fermentados.

Para mais detalhes e saber se este procedimento é aconselhado no seu caso, contacta um dos Profissionais de Medicina Ayurveda reconhecidos pela AMAYUR.

Seleciona as terapias que desejas ver: