Meditação
“Quando a meditação é dominada, a mente é inabalável como a chama de uma lâmpada num lugar sem vento. Na mente imóvel, nas profundezas da meditação, o Eu se revela.”
Bhagavad Gita
A Meditação é uma das práticas mais antigas que os sábios médicos Ayurvédicos prescreviam para equilibrar a mente e o corpo. Juntamente com o Yoga, a ciência irmã da Medicina Ayurveda, a meditação complementa todas as práticas e terapias prescritas, fazendo parte da rotina diária recomendada nos textos clássicos (Dynacharia).
Ayuveda nos ensina a manter um estado de equilíbrio e a descartar os extremos para que o sistema nervoso central possa florescer e alcançar Moksha (Libertação). Seguindo os bons princípios ayurvédicos em conjunto com a prática da meditação, o ser humano consegue evitar as doenças e embarcar na sua evolução espiritual.
A meditação visa alcançar a disciplina mental necessária para levar a mente impulsiva para um estado mais profundo de calma e relaxamento.
O objetivo pode ser a obtenção de uma consciência mais elevada, o foco crescente, a autoconsciência, a criatividade ou apenas uma mente pacífica.
O Ayurveda trata a mente como um elemento atómico que consiste de três qualidades conhecidas como Trigunas: Tamas, Rajas e Sattva (ver mais em Psicologia Védica).
Uma mente agitada deixa uma pessoa inquieta, desequilibrando o Dosha Vata (responsável pelo sistema nervoso) que depois pode afetar os restantes Doshas. Deste desequilíbrio aparecem as doenças.
Uma mente calma e serena é a base para alcançar e manter a saúde holística do Ser.
Para mais detalhes ou para marcar uma consulta de avaliação/diagnóstico, contacta um dos nossos Profissionais de Medicina Ayurveda reconhecidos pela AMAYUR.