Esta terapia ancestral representa mais que uma sensação agradável de bem-estar, é um importante “instrumento” na sociedade atual.
O que é a terapia shirodhara?
Esta terapia consiste num fluxo constante de um líquido morno (específico para a patologia e sintomas) sobre uma zona específica na testa, durante um determinado período de tempo.
De uma forma geral, tem uma ação relaxante, calmante e tranquilizante da mente, pacificando os doshas vata e pitta.
Este fluxo vai atuar especificamente sobre um ponto, o marma sthapani, situado entre as sobrancelhas. O fluxo atua especificamente sobre o controlo do prana (a energia vital), a mente, os sentidos e a glândula pituitária (ou hipófise).
Em que situações é indicado?
Nas indicações para este tratamento, estão a maioria das desordens do dosha vata e pitta, que são principalmente:
- Ansiedade
- Insónia
- Hipertensão
- Doenças de origem psicossomáticas (síndrome colon irritável, psoríase, hipertensão, úlceras e gastrites)
- Patologias do foro psicológico
- Fadiga física e mental
- Dificuldades de concentração
- Terapias de rejuvenescimento
- Queda de cabelo
- Aumentar ojas (imunidade)
Apesar de ser um tratamento mais localizado, os seus efeitos influenciam todo o corpo. A ação desta terapia sobre a hipófise tem efeito na manutenção de todo o sistema endócrino, sendo mesmo considerada uma glândula mestra. Além de que o seu efeito anti-stress vai ter grande importância no controlo de grande parte destas patologias.
A sua importância na atualidade
Muitas destas patologias têm aumentado a sua incidência, como consequência das pressões socioeconómicas dos tempos modernos. Porém, os seus sintomas têm um impacto que pode ser muitas vezes incapacitante a uma vida de qualidade.
É uma terapia que apresenta resultados bastante efetivos e encorajadores, para além de não apresentar efeitos secundários negativos. Tal fato pode permitir redução, ou mesmo retirada com as devidas indicações, de tratamento por medicação alopática oral, que por muitas vezes apresenta efeitos indesejáveis. Muitos investigadores consideram mesmo, uma nova “porta” para o tratamento de diversas patologias.
Nunca uma terapia tão antiga esteve tão atualizada aos dias de hoje.
Carla Patrícia Vaz
Terapeuta Medicina Ayurveda AMAYUR