O tempo certo para detox

Hoje em dia fala-se em dietas detox de forma banal e quase todas as pessoas já experimentaram uma.

A pergunta que se impõe é “Deu resultado?”. Provavelmente sim, mas durante quanto tempo?

O que é realmente um detox?

A medicina ayurveda considera que para manutenção da saúde existem três pilares fundamentais a alimentação, o sexo e o sono. Estes três pilares fazem parte de uma rotina diária disciplinada e praticada ao longos dos anos. Nem sempre quando se começa a prática da rotina diária se obtêm resultados imediatos, é preciso ser persistente, ter motivação e vontade de mudar.

Para além desta rotina diária, deve ser respeitada uma rotina anual, o momento detox, de acordo com a medicina ayurveda. Existem diferentes tipos de detox. Uma pesquisa rápida no Google gera cerca de 335 000 000 de artigos sobre esta tema. Contudo, o ayurveda tem apenas uma resposta para esta pergunta, panchakarma. O panchakarma é a terapia de excelência para a purificação do corpo, e está comprovada há mais de 3000 anos.

Segundo esta ciência milenar, este método de purificação deve ser feito pelo menos uma vez por ano, no máximo duas. As duas épocas mais adequadas para a realização deste procedimento são a primavera e o outono, ou seja, na meia estação. Esta é uma purificação a nível celular que permite uma total renovação celular, se conduzida adequadamente. Nem todas as pessoas tem indicação para este tipo de procedimento, por isso a avaliação para a execução do mesmo deve ser feita por um profissional de ayurveda devidamente habilitado.

Sempre que não for possível a realização de um procedimento tão profundo como o panchakarma, podem ser feitos outros tipos de detox. Claro que o tipo de detox aconselhado para uma pessoa não é igual para outra, por isso é necessário que essa avaliação seja individual.

 

Este é o tempo certo para um detox!

Uma forma simples de fazer um detox tridosha, isto é, todas as pessoas saudáveis poderão usufruir com este detox é:

  1. Pode realizá-lo na primavera durante o mês de abril ou maio ou no outono durante o mês de setembro e outubro.
  2. Faça-o durante 7 dias, e preferira sempre alimentos cozinhados aos crus, e uma alimentação vegetariana, evitando produtos animais (carne e peixe) assim como os seus derivados (lacticínios e ovos)
  3. Comece por incluir todas as manhãs em jejum um copo de água morna, de preferência que essa água tenha sido fervida durante 10 minutos.
  4. Prepare 1L de chá para beber durante o dia, pode combinar vários fitoterápicos como centelha asiática e boldo ou dente de leão e tília. Evite beber durante as refeições, tente beber antes, e de preferência chá morno ou água morna.
  5. Tente tomar o pequeno almoço apenas quando tiver fome.
  6. Beba um chá a gosto acompanhado por torradas com ghee ou mel ou se preferir coza ou asse maçãs com um pau de canela e anis estrelado.
  7. Se tiver fome a meio da manhã ou a meio da tarde repita o pequeno almoço, torrada ou maçã cozida/assada.
  8. Ao almoço e ao jantar faça refeições vegetarianas e inclua sempre ¼ porção de uma leguminosa, ¼ porção de um cereal e ¼ porção de vegetais (preferir folhas verdes, cenoura, abobora, curgete ou chuchu). É importante deixar ¼ do prato livre pois o estômago precisa de espaço para conseguir digerir os alimentos.
  9. Durante a confecção dos alimentos é muito importante acrescentar especiarias como cominhos, açafrão, gengibre, erva-doce, pimenta preta, tomilho e cravinho.
  10. É fundamental um jejum de duas horas antes de ir para cama.

A regra mais importante é se não tem fome não coma, é importante ter fome para poder digerir o que come, caso contrário estará a acumular toxinas no seu corpo e produzir doença. Você é mais do que aquilo que come, é aquilo que é capaz de digerir.

 

Escolha uma vida saudável com Ayurveda

Marisa Mestre

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.