Santosha – a Prática Terapêutica da Gratidão

Contentamento ou Satisfação é o significado da palavra Santosha.

A junção das palavras em sânscrito Sam (completamente, contudo, por inteiro) e Tosha (satisfação, aceitação, confortável) dá origem a “completamente satisfeito com ou contente com, aceitar e estar confortável”.

Parte da filosofia que tem por base as ciências do Yoga e Ayurveda, Santosha é mencionada no Vedanta como uma virtude necessária para libertar o Ser humano das amarras, dos medos e dos traumas, para poder viver livre e em paz, fazer o que é certo e perseguir a sua vocação.

Santosha é a aceitação dos resultados dos nossos esforços, com consciência das nossas potencialidades e limitações e a serenidade de estar totalmente satisfeito, não desejando mais além do que o suficiente, o fundamental. 

A Gratidão hoje

A sociedade ocidental de hoje tem-se distanciado um pouco do mundo das Virtudes e dos Valores pessoais, desvalorizando a importância destes para o seu bem-estar. Tem dado mais ênfase ao negativo, ao sensacionalismo, ao consumismo e a uma perseguição exterior da felicidade interna (a felicidade como o prazer obtido através da satisfação dos sentidos de forma imediata, excessiva e fútil, com a aquisição de bens, de sensações extremas, etc.). Essa negatividade e insaciedade crescente, criam um estado constante de alerta, de procura de algo maior, melhor e do prazer infinito, o que nos torna permanentemente preocupados e insatisfeitos com o que temos, com o que sentimos, com o que vivemos.

Neste contexto, Yoga e Ayurveda oferecem-nos uma ótima solução para reequilibrar essa energia. Praticar Santosha ou a gratidão ajuda a preencher aquele espaço vazio interior que não pode ser preenchido com nada que venha de fora! Que só nós próprios podemos preencher, virando-nos para dentro. 

Santosha – a terapia de contentamento

Para o Ayurveda, Santosha é a terapia de preenchimento, de contentamento, de aumentar a satisfação pessoal, de melhorar o humor, o otimismo e a esperança. É o melhorar o bem-estar de DENTRO para FORA.

É uma prática energética, que preenche e ilumina o coração e a nossa alma. É nutritiva, suave e saciante, como um copo de água num dia de calor.  Penetra facilmente nas profundezas, trazendo luz e calor.

Na perspetiva Ayurvédica, que dá especial importância às qualidades no tratamento, a Gratidão é o antídoto para qualquer emoção, pensamento, dor, experiência que é pesada, turva, fria, escura, dura, inquietante, perturbadora.

Curiosamente, a ciência também comprova que praticar a Gratidão reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, ajuda a lidar com medos e traumas e melhora o bem-estar mental, emocional e físico.

A Gratidão vibra num nível subtil, promovendo um sentido de significado, de conexão e de consciência universal, agindo assim para eliminar vibrações inferiores como o stress, a tristeza, a impaciência, a intolerância, o medo, o apego, a raiva etc.  E também serve para atrairmos mais do que queremos na nossa vida, porque a nossa energia segue atrás da nossa atenção. Além de também irradiar e transcender além de nós mesmos, tocando as pessoas e tudo em nossa volta.

 

Pratica a Gratidão diariamente

No Ayurveda, a prática da Gratidão, faz parte da Rotina Diária – Dinacharya, a rotina ayurvédica para a manutenção da saúde. Dedicar alguns minutos do nosso dia a agradecer as benções que temos, honrar e dar valor à natureza, ao universo, aos antepassados, aos presentes e a nós mesmos, preenche e fortalece a nossa alma e a nossa energia, e assim, a nossa saúde!

Se ainda não praticas a Gratidão e queres começar, ficam aqui algumas sugestões para adotares a prática da Gratidão e do Contentamento na tua vida:

  • Faz uma lista com “coisas” pelas quais estás grat@. Pendura-a num sítio onde a possas ver frequentemente, ou coloca-a no ecrã do teu telemóvel, ao lado da cama, no espelho da casa de banho.
  • Agradece até às mais pequenas coisas do dia-a-dia, por vezes são aquelas que mais te vão preencher.
  • Pratica a atenção e consciência em todos os momentos do dia, em todas as atividades que fazes.
  • Ao agradeceres, inclui os familiares, os amigos, os que te são queridos nos teus pensamentos – lembra-te que a energia segue a tua atenção – ao fazeres isso, estás a enviar boa energia para todos eles.
  • Faz um Jornal da Gratidão ou regista nalgum lugar tudo pelo qual és grat@.
  • Medita sobre o significado da Gratidão e do Contentamento.
  • Partilha a Gratidão com outros a tua volta. Deixa-a fluir e expandir.
  • Pratica a Gratidão ao acordar e ao deitar. Cria uma pequena frase de agradecimento para dizeres quando acordas e quando te deitas.

Desejo-te uma boa prática da Gratidão. Quando praticares por algumas semanas, de forma sustentada e consequente, irás sentir as melhorias fantásticas que ela vai trazer para a tua vida e para a tua saúde!

Se procuras aprender mais sobre a Rotina Diária Ayurvédica, podes acompanhar o Canal de Youtube da AMAYUR.

Com gratidão,

Gabriela Paleta
Terapeuta estagiária

 

Fotos: Pixabay

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.