AyurVida é ir de de férias e… vir com o BRONZE PERFEITO

No Ayurveda, a pele é a expressão clara da nossa natureza e estilo de vida, o nosso cartão de visita. 

Mas a pele pode ter características bem diferentes, dependendo do biótipo, por exemplo, as pessoas tendencialmente Pitta têm a pele vermelha, com sinais, quente e oleosa. As pessoas predominantemente Kapha têm a pele fria, húmida, grossa e tendencialmente com edema e os Vata têm a pele seca, fina, fria, áspera e frequentemente desidratada.

O Ayurveda cuida da saúde da pele com a mesma intensidade com que cuida da beleza, e isso vai muito além do simples uso externo de cosméticos. A ideia é fazer sempre dois processos para gerar a saúde da pele (que reflete a saúde dos sistemas): primeiro limpar (shodana), depois nutrir (snehana).

Quem quer ir de férias com a “roupa” velha e enrugada de um ano de stress?

Em primeiro lugar é preciso “despir” a roupa que trazes vestida.

1) Shodana/Purificação 

Quando queremos limpar o que quer que seja usamos água e um abrasivo certo?

Quando se trata de purificar o corpo e a pele fazemos igual, daí o recurso a especiarias (sob a forma de chás e massalas), ervas e alimentos.

Além da dieta, que por si só é grande promotor da eliminação de toxinas e problemas de pele como os eczema, a rosácea, a secura, as marcas ou manchas, o acne, o edema, os lipomas, as gretas e as calosidades, algumas rotinas são fundamentais para a boa qualidade da nossa pele. Por exemplo:

  • Acordar com o sol;
  • Fazer o desjejum com água morna e algumas gotas de limão (se houver edema adicionar uma colher de chá de mel);
  • Comer só quando há fome (o que significa que há fogo digestivo disponível para digerir);
  • Se não houver fome 30 minutos antes das refeições comer uma tira de gengibre com sal ou beber um chá de gengibre;
  • Não dormir de dia;
  • Caminhar 15 minutos depois das refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar);
  • Fazer uma exfoliação completa (excepto rosto e genitais) com farinha de grão e pó de gengibre  (proporção 4:1) antes de entrar no banho.

Se durante a semana de trabalho estas rotinas parecem ainda desafiantes permite-te a realizá-las do primeiro ao último dia de férias e verás como as integrarás na nova rotina de vida sem dificuldade.

Agora que o leitor já se libertou do antigo, do que já não servia está na hora de criar o perfil que deseja. Assim, para quem quer o bronze perfeito o momento é de nutrir a pele para ela receber o Sol e o transformar em brilho e cor, em vez de secura e queimação. Assim, não só o bronzeado se mantém por mais tempo, como com uma cor imediatamente dourada, a reflectir o brilho que vai por dentro.

2) Snehana/nutrição 

Depois de limpar e purificar sabe bem estar perto do que cheira a limpo. Por outro lado a vontade é de não estragar e ainda assim usufruir. Como fazer isso quando se trata do nosso corpo?

  • Em primeiro lugar aquilo que adoramos. Substituir a “vestimenta”, deixar ir os tecidos velhos e criar tecidos novos através dos Rasayanas – Rasa significa plasma e Yana significa rejuvenescer. E rejuvenescer o plasma é rejuvenescer todo o corpo! Iniciar a toma de Chyavanprasha e Ghee.
  • Lubrificar as articulações e nutrir a pele com oleação diária. Óleo de sésamo para nutrir e prevenir os sinais de envelhecimento e estimular a circulação. Óleo de coco ou de grainha de uva para arrefecer, reduzir as inflamação e rubor. Para prevenir e corrigir traços de envelhecimento, as malfadadas rugas, nada como um bom óleo de argão, ghee ou a aplicação de um shatawari-ashwagandha taila, que é um óleo medicado com ervas tónicas e rejuvenescedoras.
  • O melhor protector é, sem dúvida, uma boa hidratação. Alguns exemplos de tónicos para nutrir o plasma, logo a pele, são:
      • Água de coco (que vos devia acompanhar dos primeiros aos últimos dias de sol),
      • Buttermilk ou soro de leite (receita rápida: adicionar quatro partes de água a um iogurte natural, uma pitada de sal preto, uma colher de sopa de sementes de cominhos e triturar. Beber ao longo do dia e fazer sempre fresco a cada dia),
      • Sumo de romã e água de rosas, que se pode juntar a um chá, água mineral, ou até colocar num borrifador e ir borrifando no rosto e na pele exposta ao longo do dia. Não só vai dar um aspecto óptimo à pele como vai encantar pelo cheiro!

* Recomendo que consultem um terapeuta Ayurveda que terá conhecimento para prescrever um bom plano de desintoxicação e nutrição personalizado às tuas questões e contexto e, quem sabe, encaminhar para um bom centro de Panchakarma.

Boas férias!

 

Terapeuta Lara Lima

Método BMQ´

Sabe mais sobre o programa PANCHAKARMA através do 915448303 ou do site www.bmqbylaralima.com.
Centro Panchakarma a 30km de Coimbra – Casa de Retiros Maria Clementina by BmQ.