Ayurveda e Yoga nas Escolas

Ayurveda e yoga no ensino secundário profissional

O projeto piloto “Ayurveda e Yoga nas Escolas” está ativo desde 2019. Este é um autêntico desafio para quem pratica e dá formação em Ayurveda, não só pelo público alvo, mas tem pela conjuntura familiar de cada estudante, neste caso do ensino secundário.

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Portuguesa de Medicina AyurvedaAMAYUR, em colaboração com a Escola Secundária D. Maria do agrupamento Monte da Lua em Sintra, realiza aulas de introdução ao ayurveda e ao yoga. O objetivo é sensibilizar os alunos do ensino secundário, sobretudo profissional, à prática de uma rotina diária (dinacharya). Esta rotina foca-se no ciclo circadiano natural, que rege o nosso corpo e o nosso bem-estar, fazendo com que as pequenas mudanças nos seus hábitos influenciem toda a sua família, trazendo-lhes calma, equilíbrio e autoconfiança para o futuro.

Este projeto tem sido acompanhado pelo Formador e Terapeuta Joaquim Jorge com estagiários do Curso de Terapeuta de Medicina Ayurveda e a professora de yoga Maria Serra Matos.

AMAYUR agradece à Escola Secundária D. Maria pela abertura a este projeto e pela disponibilidade que tem mostrado ao longo destes dois consecutivos em ocupar parte da carga horária destes alunos, para que a sua experiência neste mundo cresça em prol do que é mais natural e autêntico.

Estas intervenções têm acompanhado alunos desde o 10º ao 12º ano, o que significa que de um ano para o outro é possível notarmos diferenças significativas na mudança de comportamento em relação aos pares.

Sem dúvida que este é um projeto a expandir por todo o país.

A AMAYUR é feita de sócios, para sócios e para todos os que tem interesse em conhecer estas ciências milenares que podem fazer a diferença na vida e todos.

31 de Janeiro de 2020, Sintra

PS. Existem testemunhos dos alunos que frequentaram a aula serão disponibilizados em breve.

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.