COVID – 19, o que fazer e como prevenir

Medidas OMS, Governo de Portugal e indicações TNCs

Como já é de conhecimento de todos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou recentemente o COVID-19 uma pandemia. Em Portugal estão a ser tomadas medidas governamentais com vista à prevenção da propagação deste vírus, e a Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda (AMAYUR) solicita a todos os sócios e profissionais de Ayurveda que as sigam.

Para isso, mantenham-se atentos ao site da Direção Geral de Saúde (DGS) assim como ao site da Organização Mundial de Saúde (OMS), são os dois organismos mais fidedignos a prestarem informações atualizadas sobre esta pandemia.

Em sintonia, a Convenção Nacional das Terapêuticas Não Convencionais, emitiu ontem um comunicado que podem ler aqui.

 

Recomendações Ayurveda

Perante a atual situação, a AMAYUR ressalva algumas recomendações Ayurvédicas, no sentido de prevenir a deterioração da saúde aumentando a energia Ojas – o nosso sistema imunitário. Veja mais abaixo como.

 

 

  • Dê preferência à comida quente e leve, confeccionada na hora. Evite comer alimentos pesados e frios, que dificultam a digestão e abrandam o sistema, bloqueando a energia do corpo!
  • Respeite o ciclo diário natural do corpo e apoie o seu próprio sistema facilitando a digestão e os processos naturais. Ayurveda promove uma Rotina Diária que deve ser praticada com regularidade para manter a nossa saúde. Existem 4 principais pilares de atuação:
    • DESCANSO – Acorde cedo (06h00) e deite-se cedo (22h00) – estas são os melhores horários para reforçar o nosso SISTEMA IMUNITÁRIO. Se sente muita ansiedade ao deitar-se, coloque um lenço de seda no pescoço, pois protege, aquece e equilibra o dosha Vata.
    • ALIMENTAÇÃO –
      • Ao acordar, beba 1-2 copos de água morna ou chá morno (ferver 500ml de água com 1 c. café de gengibre em pó, 1 c. café de açafrão e 4 ou 5 estrelas de anis. Coar no fim, deixar amornar e beber).
      • Ao longo do dia, coma nas horas normais, respeite o intervalo de 2h de digestão entre as refeições e evite comer depois das 21h.
      • Durante o dia, é importante consumir bebidas quentes ou mornas, como: chá de anis estrelado ou erva doce, gengibre, equinácea, raiz de açafrão e pimenta preta, tomilho, manjericão sagrado.
      • Alimentos que deve preferir nesta altura: sopa de mung daal (lentilha amarela), legumes com quinoa ou millet, feijão mung ou azuki. Deve também optar por Caldos, que podem ser aromatizadas com oregãos, tomilho e outras especiarias. Entre as refeições – opte por fruta doce cozida e evite comer bolos de pastelaria e açúcar refinado.
    • EXERCÍCIO FÍSICO – Mexa-se, mesmo estado em casa, respeitando as capacidades do seu corpo. Faça movimentos rotativos com os braços e os punhos, mexa os ombros e as pernas, dance um pouco, liberte a sua energia. Para quem tem conhecimento, faça yoga ou exercícios leves.
    • CONDUTA MENTAL E EMOCIONAL – Mantenha uma atitude positiva, atenta, e colaborativa. Evite aumentar o seu próprio stress quanto possível, afastando-se de tudo que lhe possa provocar medo e nervosismo. Evite estar constantemente a assistir às notícias ou ler as redes sociais, pois isso aumenta o stress no sistema nervoso autónomo, desequilibrando o dosha Vata, que vai resultar em inquietude e, eventualmente, pânico.

Namasté 🙏

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.