Projeto Yoga e Ayurveda nas Escolas – ALMADA

Projeto Piloto nas Escolas

A Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda desde o início do ano de 2019 que iniciou o projeto piloto “Ayurveda e Yoga nas Escolas”. Como é sabido, em 2019 no agrupamento de escolas Monte da Lua em Sintra, mais propriamente na Escola Secundária D. Maria, com um grupo de estudantes do ensino secundário. 

No início de 2020, as sessões em Sintra voltaram a repetir-se!
Ao convite da Prof. Sandra Marques, Coordenadora do Projeto de Promoção da Educação para a Saúde na Escola Básica Elias Garcia, Sóbreda, no concelho de Almada, iniciaram-se sessões o 2º e 3º ciclos do ensino básico, 5º e 8º anos. Esta faixa etária foi, sem dúvida, um desafio que a Professora de Yoga e Terapeuta AMAYUR Isabel Maria Louro aceitou sem qualquer hesitação. As sessões tiveram lugar nos passados dias 5 e 12 de março com grande sucesso.

Testemunho Prof. de Yoga e Terapeuta AMAYUR – Isabel Maria Louro

Formada em Educação do Ensino Básico, em Medicina Ayurveda e em Yoga, com especialização em grávidas, bebés e crianças.

“A convite da Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda, deu-se início ao acompanhamento de um aluno que apresenta um perfil de uma criança com falta de concentração, foco e com comportamento muito agitado. Através da abordagem do Ayurveda e do Yoga estão a ser realizadas sessões semanais com duração de sensivelmente de 45 minutos.

Também se iniciaram algumas aulas de Yoga numa turma de 5º e 8º anos, por forma a sensibilizar e experienciar a prática de Yoga. Estas aulas, em apenas duas sessões, foram bastante reveladoras para a maioria dos alunos. A maioria partilhou que a pratica afinal era muito diferente da ideia pré-concebida que estes tinham. Afirmaram que era exigente, mas que sabia bem e que os deixava calmos.”

 

Testemunho da Prof. Sandra Marques

Coordenadora do Projeto de Promoção da Educação para a Saúde na Escola Básica Elias Garcia, Sóbreda, no concelho de Almada

“Terminamos hoje a 2.ª sessão de trabalho com as crianças, uma turma de 5.º e outra de 8.º ano. O balanço foi muito positivo e são evidentes os benefícios que lhes poderia trazer um trabalho mais prolongado no tempo.”

 


A AMAYUR está extremamente entusiasmada com este projeto, principalmente com a progressão dos estudantes dos diferentes níveis de ensino. Esta é prova que o Ayurveda consegue entrar na vida de qualquer um, e em que idade for. Em bom português “é de pequenino que se torce o pepino”, e para o Ayurveda ou para qualquer ciência milenar, chegar aos mais novos é também chegar aos seus pais, avós, irmãos e amigos. 

Um dos pedidos destes dois agrupamentos é o trabalho contínuo e presencial com os estudantes. Uma tarefa na qual têm de se intervir e manter o contacto, pois os voluntários disponibilizam o seu tempo e a sua sabedoria, mas também tem de se deslocar para os locais. Considera-se, assim, essencial que exista alguma remuneração em relação a este trabalho num futuro próximo.

Este é um trabalho continuo e em progresso, a AMAYUR conta com todo os seus associados e amigos para a sua divulgação e implementação.

Porque um mundo melhor só faz sentido se todos fizermos parte dele.

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.