Farmácia na cozinha

A cozinha pode tornar-se a sua clínica doméstica.

Pode usar a sua cozinha e os seus recursos para criar cura herbáticas que sanarão à si e à sua família.

Que seu remédio seja seu Alimento e

que seu Alimento seja seu remédio.”   

Hipócrates

Os textos clássicos ayurvédicos declaram que todas as substâncias encontradas na natureza têm valor medicinal quando usadas adequadamente. O propósito desses remédios não é suprimir os efeitos da doença, como acontece quase sempre na medicina ocidental, mais sim harmonizar, outra vez, os fatores que se desequilibram no corpo, eliminando assim a causa da doença.

Para exemplificar o que pode ser utilizado no dia a dia, podemos citar três alimentos com super poderes:

1 – Alho

Garlic, Bulb, Clove, Cloves, Skin, Close-Up, DetailsEssa erva contém óleo, é aromática, quente, amarga e picante. Alivia vata agravado e alivia gases. É bom para a digestão e absorção e também para o rejuvenescimento.

Muitos espiritualistas dizem que o alho é uma substância rajásica (inibindo o crescimento espiritual). O alho estimula de fato a energia sexual e, portanto, não é recomendado para celibatários.

Fora estas suas contra-indicações o alho é muito eficaz para as desordens vata. Como seu efeito é quente, é útil durante a estação das chuvas e no inverno. Também alivia as dores articulares sendo inclusive utilizado nos Patrapottali, um tratamento Ayurvédico de sudação para diversas condições como: dor nos joelhos, artrite-reumatoide, dor no pescoço dor nas costas etc.

No entanto, o alho não é bom para as pessoas com a constituição pitta, devido aos seus atributos quente e picante.

Essa erva é também anti-reumática e pode ser usada para tosse seca ou congestão. É muito eficaz para sinusites e para dor ou prurido nos ouvidos. Para o tratamento dos problemas de ouvido, colocar três ou quatro gotas de óleo de alho dentro do ouvido, ou deixar que o óleo durma dentro do ouvido, tampando-o com um pedaço de algodão. Pela manhã a dor terá passado.

O alho fresco pode ser usado para cozinhar. Deixa a comida mais saborosa e mais fácil de ser absorvida, além disso acende o nosso fogo digestivo – agni . O alho é anti-vata e anti-kapha.

 

2 – Curcuma (açafrão-da-índia)

Turmeric, Spice, Curry, Seasoning, Ingredient, PowderEssa erva é aromática e estimulante, tendo muitas funções úteis. É amarga, ligeiramente picante, boa para purificação do sangue, trabalhando como um tónico para ajudar a digestão e aliviar a congestão. A sua ação é sedativa nos problemas respiratórios como tosse e asma. Também é anti-artrítica e atua como antibacteriana.

A curcuma pode ser adicionada à comida muito protéica para auxiliar a digestão e evitar a formação de gases. Ela é usada eficazmente na manutenção do intestino grosso.

Para aliviar a inflamação das amígdalas e a congestão da garganta, a curcuma também pode ser usada para gargarejar. Para isso, pode misturar duas pitadas de curcuma em pó e duas pitadas de sal moído em um copo de água quente. Depois usar a mistura para gargarejar.

A curcuma também tem propriedades anti-inflamatórias. Para abrasão, contusão ou tumefação traumática, a pasta de curcuma pode ser aplicada localmente. Para meia colher de chá de curcuma juntar uma pitada de sal e aplicar na área afetada. Dor, inchaço e inflamação serão rapidamente aliviados.

A curcuma também é útil no tratamento de diabetes. Tomada após cada principal refeição ajuda o nível de açúcar a voltar ao normal (para usar a quantidade adequada, deve consultar antes um Terapeuta de Medicina Ayurvédica).

 

3 – Gengibre

Root, Spice, Ginger, Food, Vegetable, FreshnessEsta erva é usada fresca e seca. Em ambas as formas, é uma erva aromática e picante. O gengibre é um estimulante e um carminativo (antiflatulência). O gengibre fresco possui mais água e é mais brando; na forma de pó é mais forte e tem ação mais penetrante.

O chá de gengibre fresco é bom para pessoas vata e pitta.
O gengibre seco, sendo mais concentrado e forte, é bom para pessoas kapha. Provoca transpiração, acende agni, neutraliza as toxinas e ajuda na digestão, absorção e assimilação da comida.

O gengibre alivia a inflamação da garganta, o resfriado comum, congestão e problemas paranasais.

O chá de gengibre pode ser tomado com mel, desde que esse seja adicionado com a uma temperatura inferior a 40º.

Um pouco de gengibre fresco ralado com um pouco de alho pode ser ingerido para contrabalançar o agni baixo. Essa mistura acenderá agni e o apetite voltará. Uma pitada de sal em meia colher de chá de gengibre fresco atua como excelente estimulante do apetite.

Gengibre é o melhor remédio doméstico para problemas kapha como tosse, coriza, congestão da garganta.

Para aliviar dores de cabeça, preparar uma pasta com meia colher de chá de gengibre em pó e água, aquecer e aplicar na testa. Essa pasta criará uma leve sensação de queimação, mas não queimará a pele e aliviará a dor de cabeça.

O gengibre também pode ser usado como um tempero para cozinhar. É especialmente benéfico no tempo frio. Torna a comida mais leve e mais fácil de ser digerida. Ajudará a limpar os intestinos e promove uma evacuação mais fácil.

O gengibre também pode ser aplicado externamente nas articulações e nos músculos doloridos. Ajuda na circulação e alivia a dor, permitindo que a energia estagnada seja libertada.

Para dores no corpo recomenda-se um banho de imersão com gengibre. Coloca-se uma porção de gengibre ralado num pedaço de pano que deve ser amarrado na saída de água quente, de maneira que a água passe através do gengibre. Essa água de gengibre alivia a dor e tem um efeito refrescante e relaxante.

 

Artigo escrito pela Terapeuta Daniela Valdetaro

Bibliografia: “Ayurveda, A ciência da Autocura – Um guia prático”, Dr. Vassant Lad

 

Fotos: Pixabay

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.