AyurVida uma forma de viver em harmonia com os imprevistos

O Regresso à escola está longe de ser aquele momento divertido e sorridente que os comerciais nos tentam fazer passar.

Na verdade ir às compras para o início de um ano novo pode ter tanto de divertido quanto desafiante dependendo do orçamento familiar, número de filhos e suas idades.
Já para não mencionar a gestão de agendas: profissional, familiar e de actividades extracurriculares; de acordo com os gostos, aversões e me-me-més mentais.
Como se isso não bastasse este acontecimento coincide com a entrada do Outono, a queda da folha, a transição de estações e, como é bem conhecido da psicologia moderna, um clássico momento para depressões sazonais.
E este ano ainda temos o bónus da imprevisibilidade e medo (características Vata) que o COVID-19 nos trouxe. Brutal não é?!?

Como Mãe de 3 filhos, Professora e gestora de uma escola, este momento poderia ter tudo para me acender as luzes de alerta e me fazer colocar uma placa “em manutenção” pendurada no nariz, mas na verdade estou super curiosa e entusiasmada com este reinício. Tenho todas as ferramentas para lidar com o momento e novos desafios trazem sempre oportunidades de aperfeiçoar rotinas.

Sim, aperfeiçoar rotinas e não criar rotinas.

“Não se tira férias das rotinas”

Se existe algo que mudou na minha Vida com o Ayurveda foi a consciência de que não se tiram férias de rotinas. Rotinas são fundamentais para uma vida plena. Todos temos rotinas, demoramos um ano inteiro a criá-las e quando elas estão finalmente engajadas na vida familiar, o que fazemos? Vamos de férias e deitamos as rotinas fora como se isso fosse algo positivo quando é na verdade apenas destrutivo, oxidativo e cansativo. É como se tivéssemos prazer em perpetuar o sofrimento e ignorar o esforço que fizemos um ano inteiro. Auto sabotar rotinas é comum e aceite, na verdade esse é apenas um de muitos hábitos que repetimos automaticamente, por anos e anos, mesmo que saibamos que não nos fazem bem. Porquê?

Porque é da nossa natureza, também, seguir o caminho que já trilhamos até porque esse trilho mais do que nos guia, nos identifica e isso torna-nos apegados por medo de deixar para trás uma parte de nós.
Estabelecer uma rotina diária, dinacharya, não é tarefa fácil mas é uma atitude fundamental numa Vida ecológica (em harmonia com o contexto).

A rotina diária define um comportamento que nos traz ordem, independentemente dos inúmeros eventos que nos parecem levar noutro caminho, e requer perseverança, disciplina e amor. Talvez um dos segredos para fazer isso sem sacrifício ou esforço seja criar uma rotina que torne esta ecologia pessoal algo tão natural e prático quanto escovar os dentes desconsiderando a armadilha da mente em julgar a rotina como algo aborrecido e castrador que nos impede de inovar, inventar, diversificar. Nada disso, as rotinas trazem ordem ao caos e permitem a percepção da necessidade de adaptabilidade. Sim, adaptabilidade.

No Ayurveda chamamos a esta adaptabilidade Vida. E por isso no Ayurveda para além do conceito de dinacharya existe o conceito de Rutucharya, as rotinas sazonais, fruto da inovação e diversificação das rotinas existentes de acordo com o momento sazonal ou especifico da Vida de cada um de nós.

Basta observar a natureza para perceber que a rotina é necessária ao fluir natural da vida. O dia segue a noite, é simples. A semente germina, a planta cresce, nasce uma flor da qual sai um fruto e nele existe uma semente que dará origem a uma nova planta.

Independentemente dos anseios e dramas pessoais, a Vida flui em ciclos que se repetem eternamente, num ritmo sobre o qual não temos nenhum controle, mas que nos influencia. Quando entendemos como esses ciclos agem dentro de nós, podemos entrar nessa dança de uma forma mais harmoniosa. E com o tempo, vamos experienciando e observando por nós mesmos os benefícios de fluir nesse ritmo mais natural das rotinas.

O truque é não focar no corte dos hábitos antigos, mas pensar em criar novos, que gerem mais espaço, luz e discernimento para depois abandonar o que não serve mais. E de fato, é isso que acontece, só é preciso lembrar que o que se deixa para trás são fragmentos do que já não serve (como uma roupa apertada ou tão gasta que já não serve o seu propósito).

Dinacharya – Rotina Diária

Como foi escrito anteriormente, no Ayurveda esta rotina tem o nome de Dinacharya e segue uma lógica divisória de fases do dia segundo a predominância de cada Dosha no sentido de equilibrar a tendência natural de cada fase do dia, para que não haja agravamento de tendências e dessa forma possamos estar em equilíbrio interno quando externamente tudo acontece. Ou seja, viver a Vida de forma plena e em harmonia com os imprevistos que a caracterizam.

De forma prática e abusivamente generalista, o Dinacharya defende o acordar com o nascer do sol, equilibrando a tendência Kapha dessa hora de peso e letargia mas aproveitando o aspecto devocional para agradecer cada despertar. Parece simples, mas na maior parte dos dias acordamos a pensar no que temos que fazer, nos problemas do dia anterior ou a resistir a acordar em vez de perceber que um dia novo começa e com ele se acercam milhões de possibilidades de encontros, experiências, vivências e aprendizagens que não podemos imaginar, por muito previsível que nos pareça o quotidiano.

Depois, é tempo de tomar um banho para purificar o corpo e mente. Sim, tomar banho não tem de ser apenas o ato higiénico de lavar a pele. Ainda que haja um banho à noite (imediatamente após o regresso a casa para deixar o que se traz da rua), o banho matinal deve fazer parte da rotina de despertar para um novo dia.

Quanto aos horários de comida, a fome deve ser respeitada acima da vontade ou hábito de comer lembrando que o nosso Agni segue o ritmo do Sol. À noite, um jantar leve facilita o sono e o descanso, não devendo ser feito depois das 20h da noite para que se possa preparar corpo e mente para descansar a partir das 22h.

É normal que num primeiro momento esta mudança pareça não ser exequível com a tua vida, mas lembra que nada nem ninguém manda na tua Vida, nas tuas escolhas, nas tuas tomadas de decisão.

O Ayurveda é “apenas” uma forma mais simples de Viver a Vida Plena mas não tem de ser esta a tua escolha. Porém, que tal fazer a prova do “não obrigada”? Desafia-te a uma consulta Ayurveda com um Terapeuta qualificado (tens no site da AMAYUR e do BmQbyLaraLima referências nacionais espalhadas por todo o País) e então terás sugestões concretas para o teu caso específico. Sugestões essas que podes seguir durante um período e integrar na primeira pessoa os resultados.

AyurVida – viver em harmonia com os imprevistos

Isso é AyurVida: estar presente, atento àquilo que acontece com o corpo e a mente, experienciar novas propostas e sugestões e tirar as próprias conclusões. Aos poucos, vais-te sintonizar com um ritmo natural em vez de seguir apenas desejos e aversões de forma automática, romper padrões de comportamento instalados por anos e libertar-te dos grilhões que te prendem a uma realidade incerta. E através da tua rotina, descobrir que não existem imprevistos na dança da vida mas sim harmonia na melodia num exercício de aceitação da
inquestionável impermanência da Vida.

Entender e partilhar desta vida em harmonia com a natureza, com os seus ritmos e “imprevistos” é viver em ecologia pessoal, ou seja em paz com a Vida que és, com a Vida que te gera e te sustenta. Sobre este entendimento e abordagem podes saber mais informações através de www.bmqbylaralima.com.

Despeço-me por aqui prometendo regressar em Outubro.

Lara Lima

Terapeuta de Medicina Ayurveda, Coimbra

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.