AyurVida uma forma de viver em harmonia com o Outono

Chega esta altura e começo a ouvir sussurrado no vento…
“é a queda da folha, o momento mais triste do Outono”.

Este murmúrio que vem todos os anos, que amedronta e nos faz espreitar por cima do ombro por uma qualquer maleita que venha ceifar a vida próxima, e que vai com alguns corpos no saco parece ter encontrado na realidade actual um novo alento. Mas, bolas, quando olho lá para fora e vejo a queda da folha no chão ela parece-me extremamente alegre e natural cheia de cores e sons que animam as ruas e os passeios por onde passo. Serei louca? Serei eu onda inversa?

Ao observar a dinâmica da natureza, do planeta Terra, percebo que na mesma estação em que algumas árvores perdem as folhas também outras geram frutos (abençoados dióspiros, castanhas e romãs), alguns animais hibernam e outros parecem fazer festins (ignorando as restrições dos ajuntamentos) em redor do mosto, os cogumelos aparecem em todo o seu vigor para rejubilo dos gastrónomos que os inserem nas suas receitas de Outono.

Outono – temperaturas baixas

Da gente que consulto, encontro muita bem animada e muito revigorada nesta baixa de temperatura, neste regresso da lareira, do cheiro das castanhas na praça, comidas em baixo do guarda chuva ou regadas de jeropiga nova, e neste regresso ao serões de mantas.

Por isso, ao escutar o murmúrio do vento, consigo manter os olhos abertos e perceber que as palavras que escuto não são dele mas trazidas por ele na voz de gentes que não olham em redor, que se encerram em casa com medo do que há ou não de vir, gentes que se escondem na sombra esquecendo que ela só existe na presença de luz e que também isso é uma escolha. Porém, apesar de ser uma escolha pessoal a verdade é que a maior parte das
escolhas que tomamos não são fruto de processos de tomada de decisão consciente e informada mas apenas uma consequência daquilo que é aparentemente óbvio e aceite como real como é o caso da astenia característica desta fase do ano. A escala diferenciada de sensações e estados mentais neste ciclo sazonal, como por exemplo: a diminuição da Vitamina D pela menor exposição solar, a desregulação de neurotransmissores como a serotonina e a superprodução de melatonina; tem sido exaustivamente estudada pela medicina moderna que tenta justificar com os fatores biológicos e ambientais naturais da estação os desequilíbrios manifestados por quem não se cuida e se integra na biologia que lhe deu Luz e tenta viver contrariando a natureza.

Mas não esta não é a visão do Ayurveda. No Ayurveda a natureza não é fruto de desequilibrio, dor ou morte ela é fruto de é fruto maduro na altura certa, folha caída no momento exacto. E possivelmente, se me lês até aqui, esta é também a tua visão. Não há nada de errado com o Outono por isso chegou a altura de nos sabermos preparar para o recebermos. Sim, é isso que o Outono é: uma oportunidade para nos Re-inventarmos, Re- ciclarmos e nos Re-conhecermos.

O Outono é como uma voz amiga que nos prepara para um momento de maior austeridade. O Outono vem ainda com algumas horas de Sol brilhante que aquece o coração e ajuda a derreter o gelo das manhãs cobertas de geada. O Outono traz a cor que alegra a ida para a escola e trabalho antes de nos apercebermos das árvores despidas que nos acompanharão durante os meses seguintes.

O Outono é a voz amiga que nos convida a reinventar os dias, as manhãs e os fins de tarde. Que nos convida a outros sabores e convívios com a alegria que a novidade sempre traz quando não cruzamos os braços e a rejeitamos como algo que perturba o conforto do que é conhecido, das rotinas até aqui criadas.

Estamos em Novembro e o corpo já se apercebeu das mudanças que o Outono trouxe: os dias mais curtos, as manhãs mais frias, as noites mais húmidas, o cheiro a terra molhada; e a mente já começa a pedir mais recolhimento e descanso.

No Outono – cuidado com o Vata e o Kapha

Recordando uma das leis de base do AyurvedaSamayana (semelhante agrava semelhante), uma estação Vata (Outono) transitando para uma estação Kapha (Inverno) tende a desarmonizar pessoas de prakritti ou vikritti Vata e Kapha sendo por isso estes biótipos os que mais se devem cuidar. Nesse sentido faz sentido relembrar que oposto reduz oposto e por isso naturalmente o corpo pede mais calor, a natureza pede jejum e a alma pede leveza.

Independentemente de conhecermos ou não a Prakritti (constituição) ou a Vikritti (desequilíbrio) uma coisa é certa, Vata vai agravar e a melhor estratégia que podemos seguir, baseada no Ayurveda, é Re-definir a Rotina integrando os seguintes COMPORTAMENTOS:

  1. Diminuir a refrigeração do corpo e consequentemente de todos os tecidos através de uma de duas estratégias: receber uma terapia por semana com óleo de sésamo (no caso de haver perda de tecidos e magreza- agravamento Vata), ou um Udwartana (aplicação de óleo medicado e especiarias numa esfoliarão suave que aumenta a circulação e calor nos tecidos – Kapha).
  2. Diminuir o ritmo da vida, com os dias a ficarem mais curtos é normal o corpo pedir mais descanso ora, na impossibilidade tirar férias do trabalho e das rotinas domésticas, a solução é reduzir o número de coisas na day list. Este é o momento perfeito para iniciar uma prática de meditação que pode começar por 10m de silêncio ao acordar e antes de se deitar, aulas de Yoga e Pranayama.
  3. Cuidar do alimento que chega pela boca através da disciplina de refeições no que diz respeito a:
    • regularidade na hora independentemente da irregularidade das rotinas pessoais, procurando almoçar até às 13h e (se) jantar 2h antes de ir dormir
    • procurar uma alimentação morna/quente
    • comer com a mente calma, sem assistir televisão ou conversar ao mesmo tempo, para que se atente à quantidade de alimento ingerido que deve ser reduzido nesta altura do ano,
    • preferir frutas e legumes cozidos e diminuir (se não for possível excluir) alimentos industrializados e, finalmente
    • excluir bebidas e comidas frias, dando preferência a chás, tisanas, água morna e comida cozinhada na hora.

Estas são algumas dicas de fácil inclusão na rotina que vão seguramente fazer uma grande diferença na qualidade de vida dos próximos meses.

O Outono é o ciclo que se segue ao ciclo de extroversão que é o verão, e é por isso a altura de fazermos uma pausa para nos REorganizarmos, nos Reinventarmos e nos prepararmos para o Inverno.

O Inverno é o momento de excelência para tranquilizar a mente, buscar nutrir a paz interna e por isso, o momento ideal para introduzir rotinas de contemplação e trabalho pessoal como Meditação e Yoga e uma oportunidade excelente para iniciar um acompanhamento Ayurveda como o Back to Life (saiba mais sobre este e outros programas em www.bmqbylaralima.com).

OBS: Nenhum dica ou informação que consta deste artigo de sobrepõe ou substituí a análise de um profissional qualificado em Ayurveda.

 

Lara Lima

Terapeuta de Medicina Ayurveda, Coimbra

www.bmqbylaralima.com
https://laralima.as.me/

Enviar uma resposta

O seu email não será publicado.